FRANQUIA DE FUNILARIA E
ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Revista Gestão & negócio

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DEU CERTO
TEXTO DE MARCELO CASAGRANDE
© FOTOS: DIVULGAÇÃO / LAAV

FRANQUIA BRASILEIRA COM DNA NIPÔNICO

RIGOROSOS PROCESSOS DE LIMPEZA E AGILIDADE PARA CONQUISTAR CLIENTES ATRAEM NOVOS FRANQUEADOS PARA REDE DE OFICINAS DE FUNILARIA E PINTURA COM ESTÉTICA AUTOMOTIVA

 

O brasileiro é apaixonado por carro. Essa é uma afirmação feita por grande parcela daqueles que têm um veículo sobre quatro rodas para chamar de seu. Os números comprovam isso.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estima que existam mais de 97 mil oficinas no Brasil, a maioria delas de pequeno porte. Um mercado que movimenta – de acordo com o estudo mais recente feito pelo Sebrae –
cerca de R$128 bilhões todos os anos.
Foi nesse mercado que o empreendedor Rogério Ueta resolveu apostar. Parte dos seus 41 anos foram vividos no Japão.
Foi lá que Ueta trabalhou em uma fábrica da montadora Nissan. As atividades eram no estoque da indústria. Aprendeu – na
prática – a disciplina nipônica.
No entanto, Ueta queria mais. O detalhe é que empreender no Japão parecia muito mais difícil do que no Brasil, visto que tudo já era muito estruturado no continente asiático. Ele notou a carência de serviços de qualidade de funilaria e pintura automotiva, nas visitas que fazia ao país de origem, e percebia uma enorme oportunidade de tentar trazer para cá o nível de
serviço que encontrava por lá. Em 2007, o casal Ueta – Rogério é casado com a também empreendedora Sirlene – resolve voltar ao Brasil para empreender. Eles apostaram, simultaneamente, em dois projetos: um no ramo de beleza e
outro no automotivo. O segundo prosperou com mais intensidade. Aos poucos, tudo foi entrando nos trilhos e, em 2014, surge na cidade de São Paulo, a Laav, uma oficina de funilaria e pintura com estética automotiva. A empresa defende que a oferta de serviços é “descomplicada, eficiente e com grande apelo ao cuidado com o cliente”. Os serviços vão de funilaria e pintura até polimento, higienização do interior, oxi-sanitização, vitrificação de pintura, cristalização de pintura, hidratação de couro e descontaminação de vidros. A receita do negócio é simples: transformar a informalidade dos serviços automotivos em algo profissional e mais sim LAAV


“Nosso grande foco é expansão, mas de forma sólida, garantido que todos os processos desenhados e já testados sejam executados à risca para não crescermos de forma desordenada”
ROGÉRIO UETA,
FUNDADOR DA LAAV

ples para o cliente. Na Laav, a regra é não afastar o cliente com termos técnicos difíceis de entender. Basta falar a língua dele – mesmo que ele seja leigo no assunto – e oferecer um serviço de qualidade. Tem dado certo.
A marca fechou o ano de 2021 com o faturamento de R$12 milhões. Com a aposta em um projeto de expansão

PAPO RETO DE EMPREENDEDOR PARA EMPREENDEDOR
Por Rogério Ueta
“Já fomos franqueados em outra rede e tentamos nos apoiar 100% em uma franquia e, hoje, exigimos que o fraqueando da Laav passe pelos cursos de empreendedorismo. As pessoas acham que as habilidades que elas tiveram em empresas são totalmente compatíveis com o empreendedorismo, e eu digo que não: são totalmente distintas. A rotina é diferente. A forma é diferente. A liberdade é diferente. Quer ter sucesso? Então, se informe e tenha determinação. Se você desistir nos primeiros erros não vai conseguir chegar aos acertos e é na construção dos acertos que você cria padrões, processos e atinge resultados.”

DEU CERTO
Em nível nacional, iniciando pelas cidades do estado de São Paulo, em especial o interior, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais, a perspectiva para 2022 é fechar o ano com R$15 milhões de receita. “Nosso grande foco é expansão, mas de forma sólida, garantido que todos os processos desenhados e já testados sejam executados à risca para não crescermos de forma desordenada”, pontua Rogério Ueta.

O CAMINHO
Até o início de 2023, a quantidade de unidades em operação vai subir de 15 para 27. Todas elas já estão em processo de implantação. Mas para chegar até aqui não foi fácil. Os deslizes no meio do caminho serviram de alicerce para o crescimento
seguro e sólido.
O idealizador da Laav brinca ao dizer que, desde a fundação da marca, os erros cometidos foram muitos: centenas ou milhares deles. “Todos os processos que criamos foram em cima de tentativa e erro. É assim: erramos, tentamos e geralmente a
primeira solução nunca é o que resolve, então erramos de novo, e nessa sequência de erros e acertos vamos criando um processo cada vez melhor. No final, acaba virando nosso manual estruturado”, revela.
Este é o segredo do franchising: com os erros já cometidos pelos idealizadores, dificilmente o franqueado cometerá os mesmo deslizes. Tudo já foi testado. O que serve é levado adiante; o que não dá certo é deixado pelo caminho.

QUALIDADE HOJE E SEMPRE!
Nesse processo de estruturação, Ueta ficou “obcecado” pela qualidade final do serviço. Ele queria que o mesmo padrão
de atendimento e de agilidade fosse colocado em prática até mesmo por quem nunca foi do ramo. “Desenhamos nosso crescimento para que fosse de forma sólida com a abertura de uma unidade por vez para que todas tivessem bom desempenho no faturamento, na questão de qualidade e de atendimento”, pontua o empreendedor, que completa: “Costumamos dizer que queremos a paz do franqueado.
Criamos várias ferramentas para que o dia do franqueado seja leve e sustentável ao longo dos anos”. O papel do franqueado na Laav é o de gerenciar o negócio, fazer a gestão de pessoas e acompanhar os processos da unidade com a ajuda de um dash board. O retorno do investimento de cerca de R$189 mil ocorre, normalmente, entre 12 e 24 meses após o início das atividades. O lucro mensal para o franqueado pode chegar a 30% do faturamento bruto.

DE PESSOAS PARA PESSOAS
Para atingir os resultados esperados, a Laav acredita que os colaboradores têm papel fundamental nisso. O processo precisa ser seguido em cada detalhe para que a satisfação do cliente apareça. Isso é levado muito a sério na rede, tanto que Ueta se inspirou na meritocracia nipônica para ter pessoas que “vestem a camisa” de verdade.
“A gente pode trazer um pedacinho do Japão para o Brasil reconhecendo quem fazia melhor e colocando em uma situação de saia justa os que não desempenhavam bem. Sempre incentivando todos os colaboradores a remarem junto com a empresa, buscando maior produtividade, economia de material, qualidade dos serviços e atendimento para maior fidelização. Todo mundo ganha junto”, descreve o empreendedor.

QUATRO PILARES DO LAYOUT DE UMA UNIDADE LAAV

LIMPO:
ferramentas e arquitetura especialmente projetadas para manter o ambiente limpo e organizado.

PRODUTIVO: ambiente e ferramentas projetados para o máximo desempenho e produtividade.

CONTROLE: software e processos para ter o controle máximo das finanças e da
qualidade dos serviços.

AGRADÁVEL: espaço organizado
para proporcionar um ambiente
agradável para o cliente.

 

RAIO-X DA LAAV
Investimento inicial: R$189 mil (adequação estrutural, insumo inicial, ferramentas, mobílias)

• Taxa de franquia: R$29,9 mil • Royalties: 6% do faturamento
• Taxa de publicidade: 2% do faturamento (isento inicialmente)
• Faturamento médio mensal: R$100 mil
• Lucro líquido médio mensal: até 30%
• Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Site: laavfranquia.com.br
WhatsApp: (11) 98745-3773

Revista Gestão e Negócios PME (pgs 72, 73 e 74)

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